Infecção urinária como acontece e como se prevenir




Infecção urinária como acontece e como se prevenir

Infecção urinária

Entenda de que forma a infecção urinária se desenvolve e de que forma preveni-la. de forma simples com pequenos hábitos

O que é a infecção urinária?

A infecção urinária acontece quando ocorre a presença de microorganismos no trato urinário. A doença acontece de 80% a 90% no organismo feminino, devido à estrutura do aparelho urinário feminino em que a abertura da uretra fica muito próximo ao reto, e dessa forma, as bactérias do reto conseguem migrar mais facilmente para a área incidindo em infecções.

Infecção urináriaTambém estão mais propensos a ocorrer nas idades de reprodução e na menopausa, com a redução de estrogênios e microorganismos que fazem a proteção da região íntima.

Os tipos de infecção urinária são a cistite, que é quando a infecção acaba afetando a bexiga, uretrite quando afeta a uretra e a pielonefrite, que afeta os rins e que possui sintomas mais rígidos.

Sintomas da infecção urinária

Os sintomas variam muito de acordo com o tipo de infecção e o local que está alocado. Mas os sintomas mais comuns são:

  • Necessidade muito grande de urinar, mesmo que acabe de ter urinado
  • Ardência ao urinar
  • Urina escura, com cheiro forte e que pode vir acompanhado de sangue
  • Dor pélvica e no reto e,
  • Incontinência urinária

Tratamento da Infecção urinária

O tratamento médico para a infecção varia muito de qual é o tipo da infecção e qual é o nível da gravidade. Mas os tratamentos mais usuais são o uso de antibióticos e em alguns analgésicos para aliviar as dores. É muito importante fazer o tratamento corretamente de acordo com o seu médico passar e não se automedicar.

Já os cuidados que você pode ter em casa para ajudar é tomar bastante água, que terá mais chance de expelir a bactéria do seu corpo, evitar bebidas como café ou bebidas alcoólicas, já que eles podem irritar a sua bexiga. E você também utilizar compressas no abdômen para ajudar no desconforto.

O que fazer para prevenir de ter uma infecção urinária?

Para prevenir de se adquirir uma infecção, é muito importante:

  • Que se tome bastante líquido, principalmente água.
  • Não ficar segurando a urina
  • Tenha um cuidado redobrado ao se limpar ao urinar e sempre se limpar pela frente, para evitar que as bactérias cheguem e se alojem no trato urinário.
  • Após ter relações sexuais, urinar e esvaziar a bexiga.
  • Evite o uso de absorventes internos e mantenha a troca de absorventes regulares
  • Use calcinhas de algodão e evite as calças muito apertadas

Contudo, existem alguns fatores que aumentam muito as chances da doença aparecer ou reaparecer, como conter retenção urinária, diabetes, cálculos renais, incontinência fecal e urinário, entre outros.

Para evitar que se tenha a infecção urinária de forma recorrente, é preciso ter um acompanhamento médico e que se tenha esses cuidados para a prevenção rotineiras, pois dessa forma ajudarão muito para que você não adquira uma infecção urinária e se mantenha saudável. Invista na sua saúde!

 Assine  o  nosso  blog  fique informado sobre   novas  postagens

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.