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Exercícios para terceira idade fudamental para uma boa saúde

Exercícios para terceira idade 

Cansaço, dores  no  corpo  e  limitações  de  movimentos  são  algumas  das justificativas  dadas  por  quem  já  passou  dos  60  anos  para  não  fazer  exercícios físicos.  Esses  motivos  são  reais,  mas  não  reduzem  a  necessidade  de  se  exercitar  na  terceira  idade.  A  atividade  física  é  imprescindível  em  qualquer época  da  vida,  mas,  para  os  idosos,  é  garantia  de  mais  saúde  e  qualidade  de vida  em  uma  fase  na  qual  o  corpo  apresenta  os  sinais  do  envelhecimento.

Para  sair do  sedentarismo, o  idoso  deve  consultar  um  médico  para  verificar  as condições  da  sua  saúde.  Também  é  preciso  procurar  um  profissional  de educação   física   para   indicar   os   melhores   exercícios   de  acordo   com  a   capacidade   do   seu   corpo.  É   bom   lembrar que,   para   essa   faixa   etária,   a   atividade   deve   ser   de   intensidade   moderada,   baixo   impacto  e  com controle  da força.   Realizar   treinos   com    peso   excessivo,   que   provoquem  grande   Exercícios para terceira idadeimpacto e sejam  intensos  podem  causar sérias  lesões.

Exercícios para terceira idade trazem benefícios para o corpo e a mente

Os objetivos dos treinos   para  idosos  são, em geral, melhorar a flexibilidade,  a coordenação motora e o equilíbrio, fortalecer   as partes muscular  e óssea,  e reduzir o  acúmulo de gordura corporal, que aumenta com o envelhecimento. Outros   benefícios são a  melhora do metabolismo, aumento  da autonomia  e  da qualidade  de vida do indivíduo, promoção de bem estar  físico e psicológico e aumento  dos  estímulos  cognitivos.

Ao   incluir a atividade física no seu  dia a  dia, o  idoso ainda  previne o surgimento de  doenças relacionadas à  terceira   idade, reduz as chances  de  problemas  cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea, controla  a pressão arterial   e   a   glicemia, aumenta  a  interação  social  e a sua  independência. Sem contar que os exercícios ajudam   o   cérebro   ao   estimular  a memória  e a aprendizagem,  diminuem a  ansiedade  e evitam  a depressão.

A  prática  de  exercícios  deve  ser  regular, em  média  cinco  vezes  por  semana, e  se  tornar  uma  rotina  agradável. Entre   as    atividades  mais  indicadas   para  os  idosos estão   alongamento, pilates,  ioga, natação, hidroginástica,  caminhada,    ginástica,  esportes  coletivos de  baixo impacto, musculação  orientada,  bicicleta  e dança. Independentemente   da   atividade escolhida,  o importante  é  respeitar  os  limites  de  cada  um.

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