Alimentação para crianças acompanhamento desde cedo

Alimentação para crianças

Desde   quando   nasce   até   na  adolescência,  a  criança  precisa de   uma   base   muito   boa   de   alimentação   saudável   para futuramente   não   ter    problemas   cardíacos,   diabetes,   colesterol, entre   outros.

A    alimentação   é   saudável   para  as   crianças   porque  elas são a   fonte   de   zinco,   vitaminas   necessárias   que  o  corpo precisa.   Alguns  alimentos  que  são ótimos  nesse   trajeto  são:

Alimentação para crianças  Do Nascimento Aos 6 Meses De Idade (Lactentes)

Recém-nascidos  não  comem  pratos   como   nós.   Nessa   fase só   necessitam   de   leite   materno.   Nos   primeiros   meses,   a  mãe   deve   ter  todo   cuidado   e   redobrado   com a   própria alimentação,  porque  tudo   que   ela   ingerir, será   ingerido   ao   bebê   através  do  leite  materno.

Alimentação paralimentação para criançasa crianças 

Pesquisas apontam também que o formato de alimentação da criança é  formado   a   partir   da   amamentação  materna.  Ou  seja,  quando  a  mãe   come  bastante   banana,  o   bebê  desenvolverá  gosto também   pela   fruta.

No   primeiro   mês,   o   bebê   tem   que  se   alimentar   conforme    livre   demanda,   por   exemplo,   sempre  que   ele  manifestar fome,  deve   mamar.   A   partir   do  segundo   mês,  o  correto  é  que  ele  se  amamente  corretamente  de  três  em  três  horas.

Dos 7 A 11 Meses (Complementação Do Aleitamento)

Nessa   idade,   surge   a   intercalação  de   alimentos   pastosos   com   as   mamadas.  Os  alimentos   pastosos  já   estão  introduzidos   no   recém-nascido  a  partir  do  sétimo   mês  de  vida,  e  esses  alimentos,  devem  ser   contribuídos  por aproximadamente   todos  os   grupos  alimentares,  para  a  seguinte  quantidade   proporcional  por   dia:

  • Açúcares:  zero  quantidade
  • Carboidratos:  três  quantidades
  • Verduras   e  legumes:   três  quantidades
  • Frutas:  três  quantidades
  • Leite  e  derivados:  apenas  o  leite  materno
  • Carnes  e  ovos:  duas  quantidades
  • Feijões:  apenas  uma  quantidade
  • Óleos  e  gorduras:  duas  quantidades

De 1 A 3 Anos De Idade

A    partir   de   um   ano   de   idade,  se  torna   uma   fase   bem   complicada   para   o  futuro  alimentar  da  criança  e  também  ao desenvolvimento. Nessa   etapa,  aumenta  a  quantidade  de  carboidratos,  assim  como  as   frutas.   Alimentos  como   leites  e derivados    acabam   sendo   introduzidos   na   alimentação.  Devem  ser  propostas  as  seguintes   quantidades  de  alimentos:

  • Açúcares – uma quantidade.
  • Carboidratos – cinco   quantidades.
  • Verduras   e  legumes – três  quantidades.
  • Frutas – quatro   quantidades.
  • Leite   e   derivados – três   quantidades.
  • Carnes  e  ovos – duas  quantidades.
  • Feijões – uma  quantidade.
  • Óleos   e  gorduras – duas  quantidades.

Alimentação para crianças De 4 A 12 Anos De Idade

A    quantidade   de   óleos  deve  ser   cortada   de   pouco   em   pouco  e  frutas  tem  que  ser  diminuídas  levemente.  Devem  ser propostas   as  seguintes  porções  de  cada  grupo  alimentar:

  • Açúcares:  uma  quantidade
  • Carboidratos: cinco  quantidades.
  • Verduras  e  legumes: três  quantidades.
  • Frutas: três  quantidades.
  • Leite  e  derivados:  três  quantidades.
  • Carnes  e  ovos: duas   quantidades.
  • Feijões: uma  quantidade.
  • Óleos  e  gorduras : uma  quantidade.

Dos 13 Anos De Idade Em Diante

A  adolescência   é   a   fase  de   crescimento.  O  momento  em  que  o  apetite  dos  jovens  aumenta,  principalmente  os  meninos. Por   esse   fato,  as  porções  de  cada  grupo  alimentar  são  bem  flexíveis  diariamente,  como  por  exemplo:

  • Açúcares: de uma  a  duas  quantidades.
  • Carboidratos:  de  cinco  a  nove  quantidades.
  • Verduras  e  legumes:  de  quatro  a  cinco  quantidades.
  • Frutas:  de  quatro  a  cinco  quantidades.
  • Leite  e  derivados:  três  quantidades.
  • Carnes  e  ovos:  de  uma  a  duas  quantidades.
  • Feijões: uma  quantidade.
  • Óleos  e  gorduras: de  uma  a duas  quantidades.

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