Scroll Top

Atividade física na 3ª idade dirigir faz bem para saúde

Atividade física

Envelhecer não significa mais ficar estático, não significa estar à mercê das outras pessoas e muito menos depender delas. O que essa “nova” geração de idosos sabe fazer de melhor é mostrar para a sociedade o quanto são ativos, e fortalecer a ideia de que o avanço da idade não os limitou em absolutamente nada.

Sabemos da relação fundamental existente entre os velhinhos e a saúde, e quanto a prática de exercícios, dietas e demais cuidados com o corpo é importante. A experiência os alcança com mais vigor quando acordam às 5 da manhã para correr no parque ou almoçam comidas nutritivas.

Atividade física

Mas, qual relação pode-se estabelecer entre idosos e a direção de automóveis?

Muito se fala queAtividade física essa união não é positiva. Repercute-se que além de trazer mais preocupações e distúrbios para os antigos, podem acontecer acidentes em detrimento de suas limitações, como a visão, reflexos não tão ágeis ou, até mesmo, muitos exigem paciência em um trânsito caótico que exige rapidez.

Relacionar idosos com acidentes é injusto. Mais injusto ainda é dizer que o ato de dirigir trará problemas para a sua saúde sem uma análise mais pessoal e especifica. Direção e idade não fazem parte de uma equação de resposta tão simples.

Os benefícios proporcionados pela direção

O principal benefício que os idosos alcançam ao sair de casa em seus próprios carros e irem ao supermercado, padaria ou shopping, é certamente o bem-estar que a autonomia lhes oferece.

O idoso sai de casa seguro de si, confiante e relaxado, o que evita que muitos problemas clínicos de saúde que podem ser gerados no caso de falta de estímulo por parte de terceiros.

Outro ganho relevante vem com a própria atividade. Dirigir, sair do lar e do sofá, locomover-se, é fugir do sedentarismo, que pode ser uma bomba prestes a explodir para uma pessoa de idade avançada. Pois um idoso sedentário pode desenvolver doenças como o diabetes, pressão alta, colesterol, entre outras.

Quanto às principais queixas sociais acerca da visão limitada e dos reflexos mais lentos, estar ativo significa justamente não se deixar dominar por essas dificuldades.

A visão dos idosos deve ser estimulada, assim como a de todas as outras pessoas, independentemente de sua idade. Mães colocam tapa-olhos em um dos olhos dos filhos para estimular que o outro enxergue igualmente bem. Os óculos tratam os olhos instigando o seu uso. Dirigir é uma maneira de estimular a visão.

Do mesmo modo, conduzir um veículo também é uma forma de estimular os reflexos dos velhinhos. Os nossos corpos funcionam como máquinas, e o mal-uso ou, o não uso, pode retardar e comprometer o seu desempenho.

Cuidados devem ser tomados

Ainda assim, para sua própria segurança e a segurança de outros motoristas do trânsito, é importante que os idosos estejam sempre em dia com a saúde para que não causem acidentes.

Os idosos devem fazer exames oftalmológicos anualmente, e, se tomam medicações, devem conversar com seus médicos acerca de efeitos colaterais que podem ocorrer durante a condução, como, por exemplo, desmaios.

 Assine  o  nosso  blog  fique informado sobre   novas  postagens

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.